fundadoras
Fundado em 1983, o Centro de Educação Infantil Marta Carneiro (CEIMC) é uma ação criada pelas Irmãs Terezinha e Anita em conjunto com a comunidade da cidade de Uberaba, em Minas Gerais, local onde é localizada a instituição. Esta é uma entidade sem fins lucrativos, apenas sustentada pela ordem religiosa das Irmãs Dominicanas.
O Centro de Educação auxilia com bolsa integral mais de 300 crianças, nas idades de 2 a 5 anos, e possui métodos de ensino baseados no construtivismo, nas técnicas montessorianas e ensinamentos anastasianos-dominicanos.
A ideia principal da instituição é promover ações que beneficiem a comunidade em conjunto com assistentes sociais e com a Pastoral Escolar. Desta forma, o Centro de Educação Infantil Marta Carneiro prepara os alunos para o Ensino Fundamental, mas além disso, prepara também para a vida.
Palavras da Direção
Estou chegando a meus 20 anos de parceria e acolhida dominicana.
Desde muito cedo aprendi com as irmãs Anita e Terezinha (Fundadoras do CEIMC) que devemos semear e cultivar a bondade nos corações daqueles que nos rodeiam. Aprendi que devemos acreditar no próximo e acreditar em nós mesmos. Que o caminho para o sucesso e transformação passa pelo estudo e conhecimento.
Baseada no meu aprendizado e nos princípios Anastasianos-dominicanos, enquanto diretora me propôs a seguir nesta caminhada sendo instrumento do trabalho dominicano, realizando com amor e paciência esta missão educacional.
Neste desafio, temos momentos de dificuldades, transformações e sucesso, mas com fé em Deus, Madre Marie Anastasie e São Domingos, conseguimos continuar sempre caminhando e levando educação e acolhida a nossos alunos e famílias.
Aqui no CEIMC acreditamos que é possível por meio de nossas crianças transformar realidades e permear histórias de vida com o exemplo dominicano. Nossos alunos, famílias e comunidade são todos elementos de uma grande única família, a família CEIMC.
Em nossa família somos uns pelos outros e buscamos estar sempre aprendendo, pois o conhecimento é o caminho da mudança.
Adriana Luisa Dos Santos Guissone – Diretora.
A história da instituição tem início em 15 de maio de 1983, quando foi fundada a “Creche Comunitária Dona Marta Carneiro”, pelas irmãs dominicanas Anita Rocha e Terezinha Prado de Azevedo Cury, em conjunto com a comunidade do bairro das Gameleiras da cidade de Uberaba, em Minas Gerais.
A princípio a creche contava com 30 crianças e os trabalhos eram realizados em um salão paroquial, na Igreja de São José. Porém, o projeto cresceu e mais crianças carentes estavam participando, dessa forma, a Arquidiocese doou um terreno para prosseguir os trabalhos da instituição.
A Creche era mantida apenas por doações da comunidade e convênio da Secretaria da Educação de Uberaba, devido a isso, começou a ter dificuldades financeiras. Sendo assim, as fundadoras e a diretoria da época buscaram ajuda de outras empresas. Em 2011, a creche comunitária contou com o auxílio da ASSEIJ (Associação Educadora da Infância e Juventude), e passou a se chamar ‘’Centro de Educação Infantil Marta Carneiro”, a ASSEIJ tornou-se mantenedora da instituição.
Atualmente, o centro acolhe 329 crianças e desde o seu início, confere prioridade para famílias mais humildes e carentes. O Centro de Educação Infantil Marta Carneiro contribui para a realização de trabalhos fundamentais na formação de pessoas que podem crescer e mudar o mundo.
missão
Contribuir para a formação integral das crianças, por meio de um ensino de qualidade. Fruto de uma educação compartilhada com amor e princípios dominicanos.
visão
Ser referência de educação infantil dominicana-anastasiana, entregando para a sociedade crianças conhecedoras dos valores humanos, princípios éticos e morais e inclinadas ao pensamento crítico e autônomo, capazes de contribuir para a transformação social e humana de nosso povo a fim de diminuir as desigualdades sociais.
nossos valores
Estudo
Acreditamos na missão educacional dominicana anastasiana e na necessidade do estudo para transformar nossas vidas e também nos aproximar de Deus. Para que possamos realizar o trabalho educacional com qualidade estamos sempre nos qualificando, buscando novos conhecimentos e aprimoramento de nossas práticas. Em todas as oportunidades é ressaltada aos alunos, pais e colaboradores a importância do estudo para o crescimento de todos e cada um de nós.
Protagonismo
Todas as ações e propostas do CEIMC tem o aluno como protagonista de seu próprio crescimento. Os murais, as decorações festivas, as atividades de sala, tudo é pensado de forma que o aluno seja o protagonista, que ele possa se expressar, escolher e construir a seu modo. Aos professores também é dado o protagonismo quando da elaboração de projetos mensais realizados individualmente por cada sala, considerando assim as necessidades e habilidades tanto dos alunos quanto do próprio professor. A não homogeneização, a construção dos materiais e propostas de forma coletiva pela equipe trazem um pouco de cada um dos envolvidos ao resultado final de nossas ações.
Acolhimento
Desde o primeiro contato com o CEIMC tudo é pensado para que famílias, alunos e colaboradores sintam-se acolhidos. Decorações, bilhetes, postagens, conduta dos colaboradores, disponibilidade da equipe, propostas de trabalho, tudo sempre leva em consideração a acolhida. Demonstrar a importância do outro em cada pequeno gesto, o cuidado na preparação dos espaços e materiais, a preocupação com a estética e simbologia, a disponibilidade em ouvir e auxiliar sempre são características de nossa escola. Manter uma postura acolhedora, com empatia e expressa por meio do diálogo e da abertura ao outro, respeitando a diversidade de cada um, de modo que todos se responsabilizem mutuamente e aprendam uns com os outros.
Sustentabilidade
Adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade e contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentável da sociedade, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.
Solidariedade
Pensar e agir em prol do outro, entender suas necessidades e doar-se na esperança de diminuir-lhe as dificuldades ou dores. Como escola filantrópica, a solidariedade abraça a todos sempre, desde a seleção de nossos bolsistas até a entrega de nossos pequenos para o Ensino Fundamental. Nos envolvemos muito além da tarefa educacional, nos tornamos parte da família de cada um, e com isso vivemos com eles suas dores e dificuldades, fazendo sempre o possível para acalentar e amenizar os problemas.
Verdade
A verdade não é carregada apenas no peito, ela está presente em tudo. Prezamos por uma conduta clara, onde todos têm direito à informação e participação no processo. Erros e acertos são sempre assumidos e as possibilidades de melhoria são tomadas como metas a serem alcançadas. As ações realizadas não visam apenas cumprir metas ou mostrar uma beleza que não existe. As ações realizadas são o espelho de nossos valores e crenças, de nosso trabalho.